Com lotação máxima no Guaíra, chegam ao fim as apresentações da 58.ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Na última sexta-feira (12) chegaram ao fim os espetáculos de música e dança dos grupos folclóricos da Aintepar (Associação Interétnica do Paraná) no 58.º Festival Folclórico de Etnias do Paraná.

O festival teve início no dia 30 de julho e levou ao palco do Teatro Guaíra apresentações de 16 grupos folclóricos, de 13 etnias. O objetivo do evento, que acontece anualmente desde 1958, é celebrar a diversidade cultural de muitos dos povos colonizadores do Paraná, que fazem parte da construção da identidade local.

Na terça-feira (9), o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat apresentou espetáculo de danças folclóricas originárias da Alemanha, Áustria e Suíça. O Alte Heimat foi fundado em 1964 e desde então trabalha pela preservação da cultura germânica, buscando tornar conhecida sua cultura para as próximas gerações.

No dia 10, a noite foi de apresentação dupla no festival, estiveram no palco o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda e Grupo Folclórico Piccola Itália. O grupo holandês nasceu em 1953, no município de Castro, na colônia de Castrolanda, famosa pela atividade agrícola e pecuária leiteira, que desde a década de 50 é praticada no estado do Paraná. O outro grupo a se apresentar na noite, o Grupo Folclórico Piccola Itália, trouxe em seu espetáculo a tradição italiana, tão presente na cultura do nosso Estado.

O penúltimo espetáculo dessa edição do festival ficou por conta do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Santa Felicidade. O bairro de Santa felicidade é conhecido é reconhecido pela forte presença da cultura italiana, fruto da colonização de imigrantes italianos que se estabeleceram na região há mais de um século. A apresentação do Ítalo contou com cenário cuidadosamente preparado para o festival, trajes típicos de diferentes regiões da Itália e com as tradicionais danças e músicas do povo italiano.

Encerrando as apresentações do festival, no dia 12, o Grupo Junak Folclore Polonês levou ao público seu espetáculo. Com casa cheia, o grupo encantou a plateia com a qualidade de seu trabalho. O Junak carrega em sua história a apresentação que recepcionou o Papa João Paulo II, em 1980, durante sua passagem por Curitiba.

A apresentação do Junak encerrou as noites no Guaíra, porém essa edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná teve sequência com uma mostra de filmes e debates étnicos, que acontece no Cine Passeio até o dia 20 de julho.