Andiamo In’merica – Os Italianos no Brasil

Andiamo In’merica – Os Italianos no Brasil
DOC | 42min | 1978 | Livre
Dir. Sergio Muniz

Sinopse: Apoiado em 5 personagens de ficção (um emigrante no Veneto, um fotógrafo Lambe-lambe no interior do Rio Grande do Sul, um vendedor ambulante no interior de São Paulo, um jovem operário em São Paulo e uma repórter em São Paulo), cada qual situado num momento da história, é contada em documentário a História da Imigração Italiana desde seus pontos de origem até os dias de hoje.

Produção: Thomaz Farkas e Embrafilme
Direção de produção: Rogério Correia e Nando Costa
Direção de fotografia: Pedro Farkas e Ugo Adilardi
Fotografia adicional: Pedro Farkas, Zetas Malzoni, Francisco Botelho Jr., Cristiano Maciel, Thomaz Farkas e Hugo Gama
Som: Timo de Andrade e Eduardo Poiano
Montagem: Sergio Muniz e Sérgio Segall
Laboratório: Revela
Mixagem e transcrição: Álamo
Apresentação: Joaquim Três Rios
Atores imigrantes: Denise Del Vecchio (São Paulo), Celso Frateschi (Catanduva), José Gonçalves (Nova Pádua), Flávio Guarnieri (Indústria) e Vottirino Vio (Veneto)
Orientação: Professor Pasquale Petrone
Pesquisa bibliográfica: Professora Silvana Maria Pintaudi

Outras informações sobre o filme: Final de 1968, começo de 1969: trabalho intenso, lembra Sergio Muniz, “a pré-produção da segunda etapa da experiência – ainda única – na história do cinema brasileiro”: A condição brasileira. Na primeira, em 1964, Serio diz ter feito seu “mestrado de produção no documentário Viramundo, em substituição a Vladmir Herzog que partiu para a BBC de Londres”. Na segunda etapa fez seu “doutorado em produção”. O orientador, diz, foi Edgardo Pallero, que fixou “um cronograma e orçamento para cumprir o compromisso assumido pela produção: com três meses de filmagens, traríamos material para montar 10 documentários. Resultado final: trouxemos material para montar 19 filmes”. Foi nesta segunda etapa de trabalho que Muniz realizou “Beste” e “Rastejador” , os dois primeiros de um conjunto de oito filmes que fez com produção de Thomaz Farkas – entre eles um sobre a migração italiana (“Andiamo in’america”), dois sobre a cultura do café (“Um a um” e “Cheiro/Gosto: o provador de café”) e dois sobre música (“O berimbau” e “A cuíca”).