Primeira semana do Festival Folclórico reúne grupos folclóricos de cinco etnias

A 58.ª edição do tradicional Festival Folclórico de Etnias do Paraná, que teve início no dia 30 de junho, já levou ao palco do Teatro Guaíra grupos folclóricos de cinco etnias. Até o dia 12 de julho, mais oito etnias se apresentarão para um público estimado de 16 mil pessoas.

Na primeira noite, todos os grupos folclóricos apresentaram um pouco do que estaria por vir. Além dos 16 grupos previstos para o festival, o grupo folclórico convidado Lucero del Alba levou ao público uma mostra da cultura argentina, por meio de danças e canções folclóricas dessa nação vizinha.

A noite seguinte à abertura do festival contou com a apresentação do Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná, que foi fundado em 1969 e desde então trabalha para manter as tradições de seu povo. A apresentação do Centro Espanhol, na segunda-feira (1), animou o público do festival com canções e danças típicas de diversas regiões da Espanha.

A presidente da Aintepar e Cônsul Honorária da Espanha, Blanca Hernando Barco – que também é diretora de folclore do grupo – destaca que a manutenção do folclore só é possível por meio da dedicação dos folcloristas e do preparo das novas gerações. “Todos os grupos folclóricos fazem um trabalho de base, para que quando os folcloristas de hoje já não tiverem as mesmas condições físicas, as novas gerações assumam seu papel”.

Na terça-feira (2), foi a vez do Grupo Siciliano Isola Del Sole e do Folclore Grego Neoléa. O Grupo Siciliano Isola Del Sole prestigiou a cultura da Sicilia – região autônoma da Itália e a maior e mais densa ilha do mar Mediterrâneo. Já a apresentação do Folclore Grego Neoléa, trouxe as tradicionais danças e canções da Grécia, região que é considerada berço da civilização ocidental, e origem da democracia. O espetáculo mais uma vez divertiu o público com a tradicional quebra de pratos ao som do tema do filme “Zorba, o grego”.

Na quarta-feira (3), foi o folclore polonês que ocupou o palco do Guaíra. O Wisła – Grupo Folclórico Polonês do Paraná, que acumula apresentações pelo Brasil e pelo exterior, encantou o público com sua qualidade impecável, seus trajes, cantos e danças típicas.

Na quinta-feira (4), com casa cheia, o público curitibano foi agraciado com a já conhecida excelência do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava. A apresentação emocionou os presentes com o coral, a orquestra e as tradicionais danças, ora delicadas, ora vigorosas e divertidas.

Dando continuidade a essa primeira semana de Festival Folclórico, na sexta-feira (5) se apresentará o Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok e no sábado (6) o Grupo Folclórico Nipo-Brasileiro Nikkei.

O Festival vai até o dia 12 de julho e a programação pode ser conferida no site www.festivalfolclorico.com.br