Festival Folclórico leva cultura e diversidade ao palco do Guaíra até sexta-feira (12)

Apresentações de música e dança de grupos folclóricos paranaenses no 58.º Festival Folclórico de Etnias do Paraná vêm acontecendo desde o dia 30 de junho no Teatro Guaíra.

Na última sexta-feira (5), o Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok apresentou, com casa cheia, um espetáculo que, como de costume, prendeu a atenção do público do começo ao fim. O Barvinok é famoso pela qualidade de todos os detalhes, desde figurino e cenário, até o preparo dos integrantes e da orquestra que faz parte do espetáculo, conferindo uma atmosfera especial à apresentação.

No sábado (6), o Grupo Folclórico Nipo-Brasileiro Nikkei realizou sua apresentação no festival, levando a tradição milenar da cultura japonesa ao palco do Guaíra. Com uma linguagem única, o Nikkei realizou um espetáculo que uniu delicadeza e força, através de suas danças e músicas, que carregam a simbologia das tradições do Japão.

Dando sequência às apresentações, no domingo (7), o Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica animou o público com danças de diversas partes do Brasil. A tradição gaúcha esteve presente representando o sul do país, mas também teve espaço para o frevo, original do nordeste. O grupo também trouxe uma reflexão sobre a importância do folclore em tempos onde a tecnologia, muitas vezes, toma conta da rotina.

Domingo também foi dia do Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe mostrar a cultura de seu povo ao público curitibano. O grupo, que dispõe de apresentações internacionais em seu currículo – e segue para a Europa em poucos dias para um encontro de grupos folclóricos – levou ao público um espetáculo em homenagem à Áustria.

Dando início a essa última semana de festival, na segunda-feira (8), o Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis e o grupo Folclórico Raízes de Bolívia fizeram suas apresentações. Foi um dia para prestigiar dois grupos com culturas bastante diferentes. O grupo italiano animou a plateia com as danças típicas de diversas regiões da Itália e a tradicional e esperada tarantela. Já o grupo boliviano – o mais recente grupo a integrar a Aintepar (Associação Interétnica do estado do Paraná) apresentou danças típicas e uma cultura ainda pouco conhecida pelo público do festival.

Os próximos grupos a se apresentar no festival serão o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat, na terça-feira (9); o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda e Grupo Folclórico Piccola Itália, na quarta-feira (10); o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Santa Felicidade, na quinta-feira (11) e o Grupo Junak Folclore Polonês, encerrando as apresentações, na sexta-feira (12).