58º Festival Folclórico de Etnias do Paraná acontece em Curitiba, com 13 noites de apresentações no Guairão

FOLCLORIZE, DE TODO MUNDO PARA TODOS!

De 30 de junho a 12 de julho, acontece em Curitiba a 58ª edição do tradicional Festival Folclórico de Etnias do Paraná, o Folclorize. Ao longo de 13 noites, o Festival leva ao palco do Teatro Guaíra apresentações folclóricas de 16 grupos étnicos, com música e dança. O evento celebra a diversidade cultural de muitos dos povos colonizadores do Paraná, que fazem parte da construção da identidade local.

HISTÓRIA

O Festival é realizado desde 1958 por grupos folclóricos paranaenses. Em 1974, esses grupos formaram a Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), entidade responsável por manter o evento ativo desde então, além de fomentar o trabalho dos grupos étnicos no Estado. Icônico, o evento fez parte do roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra, depois do incêndio de 1970. Pela importante contribuição à cultura local, na década de 80, o Governo do Paraná Inseriu o Festival no calendário oficial do Estado.

FOLCLORIZE
Desde 2017, com a adoção do tema “Folclorize”, o Festival vem trabalhando ativamente na divulgação do folclore para a população, num esforço para manter vivas as tradições e conduzir o público a um caminho de autoconhecimento a partir do contato com a origem, a história e a cultura de seus antepassados.

O evento é democrático e busca promover a tolerância intercultural, além de atuar como estímulo à formação de plateia e ao consumo da cultura, que é uma ferramenta capaz de movimentar a economia, além de elevar o repertório da população.

Ricas em diversidade, as apresentações – com seus trajes típicos, danças, músicas, luzes e cores – são espetáculos para toda a família.

REALIZAÇÃO
O evento é realizado pela Associação Interétnica do Paraná (Aintepar) e produzido pela Universidade Livre da Cultura (Unicultura) através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Profice, com apoio da Copel, Havan e Fundação Cultural de Curitiba.

 

SERVIÇO
Folclorize – Festival Folclórico de Etnias do Paraná
Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR
30 de junho a 12 de julho
Ingressos: R$50,00 e R$25,00 (meia entrada).
Ingressos à venda pelo site do Ticket Fácil – www.ticketfacil.com.br, na bilheteria do teatro e diretamente com os integrantes dos grupos folclóricos.

*Meia entrada
Todos os casos previstos em lei;
Funcionários e comerciários de empresas patrocinadoras e apoiadoras (Copel, Havan Shopping Itália, Sesc Fecomércio, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba);
Professores;
Classe artística;
Clube do Assinante Gazeta do Povo;
Membros da Aintepar e grupos folclóricos e étnicos.

 

Para mais informações, acesse: www.festivalfolclorico.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

30/06 às 18h – Abertura com Grupos Folclóricos da Aintepar;

01/07 às 20h30 – Centro Espanhol do Paraná;

02/07 às 20h30 – Folclore Grego Neoléa e Grupo Folclórico Siciliano Isola el Sole;

03/07 às 20h30 – Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla;

04/07 às 20h30 – Grupo Folclórico Ucraniano Poltava;

05/07 às 20h30 – Folclore Ucraniano Barvinok;

06/07 às 20h30 – Grupo Folclórico Nipo-Brasileiro Nikkei;

07/07 às 19h – Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica e Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe da Sociedade Thalia;

08/07 às 20h30 – Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis e Grupo Folclórico Raízes de Bolívia;

09/07 às 20h30 – Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat;

10/07 às 20h30 – Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda e Grupo Folclórico Piccola Itália;

11/07 às 20h30 – Grupo Folclórico ítalo Brasileiro Santa Felicidade;

12/07 às 20h30 – Conjunto de Canto e Dança Junak. – Encerramento