Festival de Etnias do Paraná: qualidade artística de grupos folclóricos é reconhecida no Brasil e fora dele

Há 57 anos, Curitiba é contemplada anualmente com apresentações folclóricas amplamente reconhecidas. Isso se dá em razão do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, que acontecerá até o dia 12 de julho, no Teatro Guaíra. Ao longo dessas 12 noites, 15 grupos folclóricos apresentarão espetáculos que mesclam as músicas, os cantos e as danças que simbolizam a cultura de muitos dos povos colonizadores do Paraná, que tanto ajudaram a dar corpo à identidade local. O evento é viabilizado por meio de parceria entre a Aintepar (Associação Interétnica do Paraná) e a Trento Edições Culturais e fomento da Fundação Cultural de Curitiba.

Apesar de não serem compostos por dançarinos profissionais, os grupos que se apresentarão no Festival mantêm uma rotina de disciplina e constantes ensaios, a fim de garantir a qualidade técnica e artística das apresentações. Tal é o empenho dos grupos que vários deles participam e são reconhecidos em importantes festivais, nacional e internacionalmente.

É o caso do Original Einigkeit Tanzgruppe que trabalha na divulgação das origens da cultura germânica. A partir de apresentações realizadas no ano de 2016, na Alemanha e na Áustria, novas oportunidades vêm surgindo para o grupo, uma delas ocorrerá ao final do mês de julho com sua participação no 55º Europeade – Festival Europeu de Folclore, na cidade de Viseu – Portugal, onde o Original será o primeiro grupo folclórico, sediado fora do continente europeu, a participar deste evento.

Outro evento de incontestável importância realizado por um dos grupos folclóricos foi a recepção da sua Santidade o Papa João Paulo II, realizada pelo Junak Folclore Polonês, que ocorreu no ano de 1980 em Curitiba. O acontecimento foi um marco importante para a cultura local. As participações no Festival Internacional de Grupos Poloneses em Rszeszów, na Polônia e a conquista do título de “Grupo mais Técnico e Comunicativo” também estão entre os destaques da história do Grupo.

O Wisla Grupo Folclórico Polonês do Paraná também é reconhecido internacionalmente. No ano passado realizou turnê que passou por 18 cidades da Polônia. O Poltava, por sua vez, no ano de 2003, o grupo ficou em segundo lugar na categoria “Danças Populares” do prestigiado Festival de Dança de Joinville.

Serviço
Festival Folclórico de Etnias do Paraná
De 1º a 13 de julho
No Teatro Guaíra e no Guairinha