Cortejo Av. XV de Novembro

De 1º a 12 de julho, acontece em Curitiba a 57ª edição do tradicional Festival Folclórico de Etnias do Paraná. Ao longo dessas 12 noites, o Festival trará ao palco do Teatro Guaíra apresentações com música, canto e dança que simbolizam a cultura de muitos dos povos colonizadores do Paraná, que tanto ajudaram a dar corpo à identidade local.

Em 2017, o Festival adotou o tema “Folclorize”, convidando o público a entrar em contato e valorizar as muitas tradições que compõem a cultura paranaense, respeitando e celebrando suas diferenças. Em 2018 não será diferente. O Festival de Etnias segue com o objetivo de conduzir o público a um caminho de autoconhecimento a partir do contato com a origem, a história e a cultura de seus antepassados.

Aquecimento

Como aquecimento para as noites das apresentações oficiais do Festival Folclórico, será realizado, no dia 23 de junho, um Cortejo com apresentações prévias dos grupos folclóricos. A marcha sairá do Teatro Guaíra e seguirá pela Rua XV até a Praça Osório. Será uma oportunidade para o público conhecer um pouco do que será apresentado nas noites do Festival.


Realização
O evento é realizado por meio de incentivo da FH Consultoria, viabilizado por parceria entre a Aintepar (Associação Interétnica do Paraná) e a Trento Edições Culturais e fomento da Fundação Cultural de Curitiba. O Festival conta ainda com apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, Shopping Itália, Sesc Fecomércio e Corpo Consular do Paraná e produção da Unicultura (Universidade Livre da Cultura).