No último domingo (11) aconteceram apresentações de dois reconhecidos grupos folclóricos paranaenses, no Pavilhão Étnico, no Memorial de Curitiba. O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava e o Centro Espanhol do Paraná realizaram pequenas amostras dos espetáculos que apresentarão na 56ª edição do tradicional Festival Folclórico de Etnias, que acontecerá entre os dias 2 e 13 de julho, no Centro Cultural Teatro Guaíra, na capital paranaense.
O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava trabalha na preservação e divulgação da cultura ucraniana, há mais de 30 anos, com as categorias de dança infantil, juvenil e adulto, além de coral e orquestra, reunindo mais de 200 integrantes. Já o Centro Espanhol do Paraná se dedica à preservação e difusão da cultura espanhola há quase 50 anos, com grupos de dança que representam diferentes regiões da Espanha – a Cia Luna de Sevilha, focado na dança da região de Andalucia, o Grupo Aires Gallego, da região da Galícia, e o Jota Aragonesa, da região de Aragon.
Pavilhão Étnico
A diversidade étnica de Curitiba ganhou um local para manifestação cultural. O Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, passou a abrigar o Pavilhão das Etnias na cidade. O prefeito Rafael Greca inaugurou o local no dia 7 de maio, com o objetivo de resgatar a cultura das etnias formadoras da cidade. De acordo com o prefeito, o memorial é um forte símbolo da capital e seu uso como espaço para as etnias vai movimentar o Centro Histórico, além de contribuir com o movimento étnico que Curitiba possui.
*