Em Curitiba, Festival Folclórico de Etnias começa no dia 02 de julho

Um espaço para apresentar as ricas tradições e manifestações culturais dos povos colonizadores do Paraná, promovendo o contato da plateia com as danças e as músicas populares que ajudaram a formar a identidade paranaense. Esse é o objetivo do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, que este ano chega à 56ª. O evento acontece de 2 a 13 de julho, nos palcos do Teatro Guaíra e do Guairinha.

Serão 12 noites de apresentações, com 17 grupos folclóricos (confira a programação abaixo) e cerca de mil artistas. Nos palcos, danças e músicas tradicionais dos povos espanhol, germânico, grego, holandês, italiano, japonês, ucraniano, polonês, israelita e boliviano, além do Grupo Indígena Tekowa Xiinguy, convidado da organização que vai se apresentar na abertura do evento.

Em 2017, o Festival de Etnias adotou o tema “Folclorize”, que propõe ao público a valorização das muitas tradições que compõem a cultura popular brasileira, respeitando suas diferenças.

“Hoje, nós não valorizamos a tradição”, assinala Ricardo Trento, da Unicultura, uma das produtoras do evento. “Não a tradição em um sentido de conservadorismo, mas no sentido de que é aquilo que faz você ser quem você é. Em algum momento, a linha da tradição foi se perdendo, e nós perdemos as referências”, lamenta ele.

“Sem referências, eu não sei quem eu sou. Se não sei quem eu sou, como posso saber o que fazer? Ou onde estou indo? Por isso, hoje temos essa sociedade tombada, como uma árvore tombada, porque a tradição deixou de alimentar nossas raízes. Mas o folclore pode refazer essa conexão”, explica Ricardo.

O Festival Folclórico de Etnias do Paraná é realizado por meio de uma parceria entre a Associação Interétnica do Paraná (Aintepar) e a Trento Edições Culturais, e tem o fomento do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba.

Aquecimento

Este ano, pela primeira vez promove-se uma espécie de “aquecimento” para as noites de apresentações artísticas do Festival de Etnias, com pequenas exibições de grupos convidados em diferentes locais da cidade e mostras de gastronomia. O “pré-Festival” começou no dia 21 de maio, mas ainda vai até 1º de julho.

A degustação de pratos típicos acontece nos dias 24 de junho, das 10 horas da manhã ao meio-dia, na Feira do Passeio Público (culinária alemã); 30 de junho, das 19 às 21 horas, na Feira da Praça da Ucrânia (culinária ucraniana); e 1º de julho, das 10 horas ao meio-dia, no Mercado Municipal (culinária japonesa).

Também no dia 1º, às 11 horas, grupos étnicos farão apresentações folclóricas e um cortejo pela Rua XV de Novembro.

Já no dia 8 de julho, às 16h30, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba), acontece um debate sobre diversidade étnica, com exibição de trechos de filmes e documentários sobre imigração e a constituição étnica do Brasil e do Paraná.

Todos os eventos do “pré-Festival” são gratuitos e abertos ao público.

***

Confira a programação do 56º Festival Folclórico de Etnias do Paraná:

 

Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto

2 de Julho, às 19H: Abertura do Festival.

3 de Julho, às 20H30: Wis£a – Grupo Folclórico Polonês do Paraná.

4 de Julho, às 20H30: Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat.

5 de Julho, às 20H30: Grupo Junak Folclore Polonês.

6 de Julho, às 20H30: Folclore Grego Neoléa Paraná e Folclore Israelita do Paraná.

7 de Julho, às 20H30: Grupo Folclórico Ucraniano Poltava.

8 de Julho, às 20H30: Folclore Ucraniano Barvinok.

9 de Julho, às 19H: Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica e Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe.

10 de Julho, às 20H30: Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná.

11 de Julho, às 20H30: Grupo Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade.

12 de Julho, às 20H30: Grupo Folclórico Nipo-Brasileiro Nikkei.

13 de Julho, às 20H30: Grupo folclórico Holandês de Castrolanda e Grupo Folclórico Piccola Itália.

 

Local: Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante

7 de Julho, às 20H30: Grupo Folclórico Raízes de Bolívia.

8 de Julho, às 20H30: Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis.

 

Valor dos ingressos: R$ 50 e 25 (meia entrada).

Informações: www.festivalfolclorico.com.br