TERRITÓRIOS

20 de julho às 10h - Cine Passeio

Entender o processo urbanizatório das cidades implica em, antes, compreender quais foram os elementos modeladores das pequenas comunidades das regiões. E para isso, o reconhecimento das etnias primitivas que ali habitavam, bem como das etnias imigratórias, então distribuídas posteriormente nessas regiões, revela-nos que a preciosidade da correspondência entre o presente e o passado é fator determinante para interpretarmos a cultura das diferentes áreas. Sob estas considerações, reflexões antropológicas serão abordadas.

Dir. Manuela Andrade

Sinopse: Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas atrás meu tio materno foi ao encontro dos xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa busca.

Dir. Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro

Sinopse: Um encontro íntimo entre duas mulheres que se filmam. O documentário experimental é a relação de duas artistas, uma cineasta indígena e uma artista visual e antropóloga não-indígena. Diante da consciência da imperfeição do ser, entram em conflitos e se criam material e espiritualmente. Nesse processo, se descobrem iguais e diferentes na justeza de suas imagens.

PARTICIPE

Após a exibição da mostra audiovisual do Festival Folclórico convidamos o publico a participar do ciclo de debates com especialistas nas áreas da sociologia, antropologia, folclore, história e patrimônio cultural.
LOCAL Cine Passeio
Horário: 10h00
Endereço: R. Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba - PR
Entrada: Gratuita