PLURALIDADE CULTURAL

17 de julho às 19h - Cine Passeio

Com a chegada dos povos imigrantes em território brasileiro, o choque entre as diversas culturas foi constituindo paulatinamente o perfil comportamental em cada cidade, Estado e Região brasileiras. A miscigenação deu ao Brasil uma diversidade que por vezes parece-nos diversos países em um país só. O tema deste dia irá abordar alguns fatores essenciais para se entender as culturas como constituidora de valores e da essencialidade no espírito social. E também evidenciar fatos históricos e curiosidades que deram aporte para a riqueza das diferenças em nossas comunidades.

mostra_Tingo Lingo
DOC | 17min | 2018 | 12 anos

Tingo Lingo

Dir. Wallace Santos

Sinopse: Vitôr, Eliélson e Valtinho são três vendedores de cavaco chinês que transitam separadamente entre os cenários rural, litorâneo e urbano, percorrendo distâncias a pé mas na companhia do característico triângulo, que anuncia com sonoridade inconfundível a chegada do biscoito doce. As longas andanças propiciam encontros, momentos de solidão e um contraste sonoro resultante destes. O ritmo dessas vidas é regido por Trindade, a serralheira que pressente nos noticiários a ameaça iminente aos direitos dos trabalhadores brasileiros.

mostra_Walachai
DOC | 85min | 2013 | Livre

Walachai

Dir. Rejane Zilles

Sinopse: Documentário sobre uma pequena comunidade rural no sul do Brasil, em que as pessoas falam um antigo dialeto alemão. Os moradores, no entanto, não possuem quaisquer relação com a Alemanha, se identificando como brasileiro. Walachai significa um lugar longínquo, perdido no tempo, e é isso que o filme pretende mostrar.

PARTICIPE

Após a exibição da mostra audiovisual do Festival Folclórico convidamos o publico a participar do ciclo de debates com especialistas nas áreas da sociologia, antropologia, folclore, história e patrimônio cultural.
LOCAL Cine Passeio
Horário: 19h00
Endereço: R. Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba - PR
Entrada: Gratuita