IMIGRAÇÃO & REFÚGIO

19 de julho 19h - Cine Passeio

Existe algum paralelo entre as imigrações antigas e as que ocorrem atualmente no cenário mundial? Quais são as diásporas contemporâneas? Qual a situação no Brasil tanto imigratória quanto emigratória? As reflexões deste dia pretendem trazer esclarecimentos e fatos que expressem um panorama da sensível conjuntura das imigrações e dos refugiados na atualidade.

Dir. Sergio Muniz

Sinopse: Apoiado em 5 personagens de ficção (um emigrante no Veneto, um fotógrafo Lambe-lambe no interior do Rio Grande do Sul, um vendedor ambulante no interior de São Paulo, um jovem operário em São Paulo e uma repórter em São Paulo – hoje), cada qual situado num momento da história, é contada em documentário a História da Imigração Italiana desde seus pontos de origem até os dias de hoje.

Dir. Armando Pinto Praça Neto

Sinopse: "Minha vida se tornou uma história, cada um a conta da sua maneira, fala-se de mim em todo canto, não importa o quê. Só quem sabe a verdadeira versão da história é quem vive do meu lado. Para melhor me conhecer, venha para perto de mim e saberá quem eu sou." - A vida e a trajetória dos refugiados africanos no Brasil, nas cidades de São Paulo e Fortaleza.

PARTICIPE

Após a exibição da mostra audiovisual do Festival Folclórico convidamos o publico a participar do ciclo de debates com especialistas nas áreas da sociologia, antropologia, folclore, história e patrimônio cultural.
LOCAL Cine Passeio
Horário: 10h00
Endereço: R. Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba - PR
Entrada: Gratuita