PLURALIDADE CULTURAL

17 de julho às 20h40
Com a chegada dos povos imigrantes em território brasileiro, o choque entre as diversas culturas foi constituindo paulatinamente o perfil comportamental em cada cidade, Estado e Região brasileiras. A miscigenação deu ao Brasil uma diversidade que por vezes parece-nos diversos países em um país só. O tema deste dia irá abordar alguns fatores essenciais para se entender as culturas como constituidora de valores e da essencialidade no espírito social. E também evidenciar fatos históricos e curiosidades que deram aporte para a riqueza das diferenças em nossas comunidades.

MARCIO SERGIO BATISTA SILVEIRA DE OLIVEIRA (Sociologia)

Professor Titular de Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Sociologia (1987) e doutorado em Sociologia (1993), pela Universidade de Paris V, com pós-doutorado em Sociologia (EHESS-MSH, Paris, 2008). Consultor do INEP, Fundação Araucária de Apoio à pesquisa (Paraná), CNPq e da CAPES. Tem cinco livros publicados ou organizados ("As Ciências Sociais no Paraná", "Ensaios de Sociologia e História Intelectual do Paraná" e "David Emile Durkheim: a atualidade de um clássico", "Brasília, entre le mythe et la nation" e "O individualismo e os Intelectuais") e mais de 70 artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É pesquisador e bolsista-produtividade do CNPq, membro do grupo "E/Imigrações: histórias, culturas, trajetórias" e líder do grupo de pesquisa "Estudos sobre Sociologia, multiculturalismo e migrações internacionais". Foi Professor Convidado em 3 instituições de ensino superior na França, a saber: Institut des Hautes Études en Amérique Latine (Universidade Paris 3, Chaire Amérique Latine (2011), Faculté d´Anthropologie et Sociologie da Universidade de Lyon 2 (2015) e no Institut Pluridisciplinaire d'Etudes Américains (Université Fédérale de Toulouse, 2016). Atua na área de Sociologia e Sociologia Política, nos seguintes temas: Migrações internacionais, Teoria sociológica, história da sociologia, processos sociais em perspectiva.
Marcos Alberto Torres

Marcos Alberto Torres (Geografia)

Doutor, mestre, bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor Adjunto A do curso de Geografia da UFPR. Tem experiência na área de GEOGRAFIA HUMANA e ABORDAGENS CULTURAIS NA GEOGRAFIA, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, cultura e arte.
Sandro-Moser

Mediação: Sandro Moser (Jornalista)

Sandro Moser é jornalista e advogado. Trabalha no jornal Gazeta do Povo desde 2010, nas editorias de esportes, geral e política. Desde 2012, trabalha com jornalismo cultural escrevendo sobre temas da música, cinema, literatura, comportamento e entretenimento em geral. Assinou por dois anos a coluna ‘Acordes Locais’ especializada em música. Atualmente é repórter do Guia Gazeta do Povo. Como advogado estuda as áreas de direitos humanos e criminologia.