IMIGRAÇÃO & REFÚGIO

19 de julho às 20h30
Existe algum paralelo entre as imigrações antigas e as que ocorrem atualmente no cenário mundial? Quais são as diásporas contemporâneas? Qual a situação no Brasil tanto imigratória quanto emigratória? As reflexões deste dia pretendem trazer esclarecimentos e fatos que expressem um panorama da sensível conjuntura das imigrações e dos refugiados na atualidade.
Rui Carlo Dissenha

Rui Carlo Dissenha (Direito)

Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1997). Diplôme Supérieur de l'Université pela Université Paris II - França (2000). Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná em Direito das Relações Sociais (2004). Masters in Law em Direito Internacional Público com especialização em Direito Internacional Criminal na Leiden University - Holanda (LLM/PIL International Criminal Law Specialization - Universiteit Leiden - 2006). Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (2013). Bolsista do Programa PDEE da CAPES junto à Universitá di Bologna (2008-2009). Pesquisador-Visitante no Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht de Freiburg-Alemanha (2009). Human Rights Researcher junto ao United Nations Development Programme - Timor Leste (2011). Atualmente é advogado e professor. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direito Internacional Público e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: parte geral do Direito Penal, Direitos Humanos, Direito Penal Internacional, Tribunal Penal Internacional e Direito Penal Econômico.
Amr Houdaifa

Amr Houdaifa (Jornalismo e Direito)

Amr é sírio. Possui graduação em Jornalismo - University Of Damascos (2013) e graduação em Direito - University Of Damascos (2013). É mestrando em Direitos Humanos e Democracia na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público.
Thiago Assunção

Mediação: Thiago Assunção (Professor de Direito e Relações Internacionais)

Professor dos cursos de Direito e Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA e da Universidade Positivo - UP. Fellow do Instituto de Política Pública Global de Berlim (Alemanha). Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo - USP, com período como pesquisador visitante na Universidade de Genebra (Suíça), com bolsa PDSE/CAPES. Menção honrosa de melhor tese de doutorado concedida pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFPR e ACNUR - Alto Comissariado da ONU para Refugiados. Possui Mestrado em Educação para a Paz: Direitos Humanos, Cooperação Internacional e Políticas da União Europeia pela Universidade de Roma Tre (Itália), revalidado pela UNICAMP (Mestre em Relações Internacionais - Programa San Tiago Dantas), e graduação em Direito pelo Unicuritiba, com período de intercâmbio na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal). Trabalhou com políticas públicas como Assessor da Diretoria do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Paraná. Foi Oficial de Programa na Fundação Robert F. Kennedy - Direitos Humanos em Roma (Itália), e estagiário de mestrado na sede da UNESCO em Paris (França). Realizou cursos de aperfeiçoamento no Instituto Internacional de Direitos Humanos (Estrasburgo, França) e na Academia de Direito Internacional da Haia (Holanda).