A ESTÉTICA DO FOLCLORE

13 de julho às 11h30
A beleza das cores, o manifesto dos timbres, o elementar dos povos, as representações. A temática deste dia irá tratar sobre a influência do folclore em alguns campos das artes, em especial, a música. E também como as artes tradicionais influenciam e influenciaram a cultura do povo paranaense, incluindo neste campo do sensível a cultura da alimentação, sobretudo, pós-imigratória.
Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla (História)

Atualmente é professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também é Coordenadora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alimentação, etiqueta, diferenciação social, boas maneiras à mesa, comportamento adequado e boas maneiras; alimentos, símbolos, civilização e direitos humanos e patrimônio alimentar. Atualmente também é coordenadora do curso de Especialização: História Social da Arte da PUCPR. Também atualmente é coordenadora de PIBID - subprojeto em História na PUCPR.
Harry Crowl

Harry Crowl (Música)

Compositor e musicólogo nascido em Belo Horizonte. Estudou no Brasil e nos EUA, na Juilliard School of Music. É ainda licenciado em Letras, pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde também atuou como pesquisador de música do período colonial brasileiro até 1994. Estudou Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Foi delegado brasileiro junto à SIMC (Sociedade Internacional de Música Contemporânea), entre 2002 e 2006. Com um numeroso catálogo de obras de sua autoria, sua música tem sido executada e transmitida frequentemente no Brasil e em vários países de todos os continentes por grupos e orquestras, dos quais se destacam o Trio Fibonacci (Canadá), o Ensemble Recherche (Alemanha), Orchestre de Flutes Français, Ensemble 2E2M (França), Moyzes Quartet (Eslováquia), The George Crumb Trio (Áustria), Cvartetul Florilegium (Romênia), Orquestras de Câmara da Rádio Romena, Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba, Orquestras Sinfônicas do Paraná, de Minas Gerais e Municipal de Campinas. Atualmente, é Professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e produtor de programas de rádio da E-Paraná FM.
Sandro-Moser

Mediação: Sandro Moser (Jornalista)

Sandro Moser é jornalista e advogado. Trabalha no jornal Gazeta do Povo desde 2010, nas editorias de esportes, geral e política. Desde 2012, trabalha com jornalismo cultural escrevendo sobre temas da música, cinema, literatura, comportamento e entretenimento em geral. Assinou por dois anos a coluna ‘Acordes Locais’ especializada em música. Atualmente é repórter do Guia Gazeta do Povo. Como advogado estuda as áreas de direitos humanos e criminologia.