A ESTÉTICA DO FOLCLORE

13 de julho às 10h - Cine Passeio

A beleza das cores, o manifesto dos timbres, o elementar dos povos, as representações. A temática deste dia irá tratar sobre a influência do folclore em alguns campos das artes, em especial, a música. E também como as artes tradicionais influenciam e influenciaram a cultura do povo paranaense, incluindo neste campo do sensível a cultura da alimentação, sobretudo, pós-imigratória.

Dir. Lucrécia Dias

Sinopse: Ao som de caixas, pandeiros e bumbos, mulheres e homens de todas as idades cantam, tocam, batem palmas, dançam, recriam as tradições e recontam sua própria história na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Tocantins.

Dir. Petrônio Lorena

Sinopse: Rodado nas cidades de São José do Egito, em Pernambuco; Ouro Velho e Prata, na Paraíba, o documentário tem como personagem a própria poesia, presente no cotidiano da população que vive na fronteira entre os dois estados. Nas festas, nas casas, nas ruas, nos mercados, em barbearia e bares a verve poética aparece na voz dos descendentes de célebres vates do sertão e dos habitantes que convivem com essa tradição, relembrando histórias de cantorias, grandes respostas poéticas e dissertando sobre o sentimento e os temas da poesia na região.

PARTICIPE

Após a exibição da mostra audiovisual do Festival Folclórico convidamos o publico a participar do ciclo de debates com especialistas nas áreas da sociologia, antropologia, folclore, história e patrimônio cultural.
LOCAL Cine Passeio
Horário: 10h00
Endereço: R. Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba - PR
Entrada: Gratuita