Apresentações no Pavilhão Étnico são amostra da 56ª edição do Festival Folclórico de Etnias

No último domingo (11) aconteceram apresentações de dois reconhecidos grupos folclóricos paranaenses, no Pavilhão Étnico, no Memorial de Curitiba. O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava e o Centro Espanhol do Paraná realizaram pequenas amostras dos espetáculos que apresentarão na 56ª edição do tradicional Festival Folclórico de Etnias, que acontecerá entre os dias 2 e 13 de julho, no Centro Cultural Teatro Guaíra, na capital paranaense.

O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava trabalha na preservação e divulgação da cultura ucraniana, há mais de 30 anos, com as categorias de dança infantil, juvenil e adulto, além de coral e orquestra, reunindo mais de 200 integrantes. Já o Centro Espanhol do Paraná se dedica à preservação e difusão da cultura espanhola há quase 50 anos, com grupos de dança que representam diferentes regiões da Espanha – a Cia Luna de Sevilha, focado na dança da região de Andalucia, o Grupo Aires Gallego, da região da Galícia, e o Jota Aragonesa, da região de Aragon.

Pavilhão Étnico

A diversidade étnica de Curitiba ganhou um local para manifestação cultural. O Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, passou a abrigar o Pavilhão das Etnias na cidade. O prefeito Rafael Greca inaugurou o local no dia 7 de maio, com o objetivo de resgatar a cultura das etnias formadoras da cidade. De acordo com o prefeito, o memorial é um forte símbolo da capital e seu uso como espaço para as etnias vai movimentar o Centro Histórico, além de contribuir com o movimento étnico que Curitiba possui.

*